O Curso Técnico Segurança do Trabalho tem o objetivo de formar profissionais capacitados e que entendam com clareza o seu trabalho, e como as normas técnicas, dos procedimentos que a segurança esteja em primeiro lugar acima de tudo.
Patrocinado
Para ingressar no programa de Técnico de Segurança do Trabalho, os alunos devem ter concluído pelo menos o ensino médio. Este é um dos cursos mais populares do Sistema de Seleção Unificada para Educação Profissional e Técnica (Sisutec). Este curso pode durar em média de 1 a 2 anos, dependendo da instituição de ensino que o oferece.
O que irá Aprender no Curso
Os alunos de Curso Técnico Segurança do Trabalho cursam matérias relacionadas às Normas Regulamentadoras (NR) durante quase todo o curso, e algumas instituições de ensino exigem a elaboração de um projeto final para a conclusão do curso
Algumas matérias do curso técnico segurança do trabalho:
- Gestão de Pessoas
- Ciências Aplicadas
- Gerenciamento de Riscos
- Técnicas de Combate a Emergências
- Inovação e Empreendedorismo
- Ergonomia
- Assessoria e Consultoria em Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Trabalho
- Gestão de Auditorias em Saúde e Segurança do Trabalho.
Patrocinado
Habilidades de um Técnico Segurança do Trabalho Possui.
Algumas das habilidades esperadas de um profissional de segurança do trabalho são que ele tenha boa capacidade de observação técnica, saiba gerenciar conflitos, tenha uma perspectiva sistêmica e tenha habilidades de comunicação e negociação.
Também é importante que saiba trabalhar em equipe e tenha uma atitude proativa. Os técnicos de segurança do trabalho são profissões de extrema importância na prevenção de acidentes e doenças profissionais e são figuras estratégicas numa organização.
Carreira de um Técnico Segurança do trabalho
As carreiras daqueles que se dedicam à área de segurança do trabalho são consideradas promissoras, mas altamente controversas. Na maioria dos casos, profissionais que tenham mão de obra qualificada consegue vagas nessa área com mais facilidade, pois são os principais alvos dos empregadores.
- Identificar os riscos de acidentes, seja pessoal, material e ambiental;
- Implantar ações corretivas;
- Recomendar ações que evitem doenças e acidentes de trabalho;
- Orientar referente ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs).
A atuação dos técnicos de segurança do trabalho está principalmente relacionada à avaliação e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, podendo atuar em empresas de diversos setores como construção civil, indústria, hospitais e bancos.
Patrocinado
Caso queira ser um profissional em técnico segurança do trabalho essa é uma profissão muito promissora. Aonde cada vez mais vem crescendo novas oportunidade para quem esta capacitado e, estar preparado é a melhor opção para quem deseja ingressar na profissão. Para se Inscrever no curso e se especializar acesse: Site Senai